Proposta pedagógica
Trabalhamos com a proposta sociointeracionista de educação que enfatiza a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural. Nessa perspectiva, o conhecimento é construído através da interação da criança com o objeto do conhecimento. Assim, ela se apropria do conhecimento ao agir sobre ele, modificando, descobrindo e inventando. À criança, permite-se que seja:
...um sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (DCNEI, 2009 apud BNCC, 2017)
Na busca de autonomia dos alunos, os professores criam um ambiente de cooperação e incentivo à superação de dúvidas, questionam, acreditam na capacidade de aprender da criança e valorizam os resultados que ela obtém por meio de esforços próprios. Encorajada por essa vivência, a criança desenvolve um comportamento mais abrangente, flexível, menos egocêntrico e, portanto, mais autônomo e seguro, favorecendo assim o aspecto intrapessoal, além do autoconhecimento.
Na área específica da aprendizagem, nosso objetivo centraliza-se em proporcionar estímulos adequados para aprimoramento motor, perceptual, lógico-matemático, artístico-cultural, da linguagem oral, escrita, leitura e conhecimentos gerais. Com o apoio do Sistema COC e a utilização de estratégias didático-pedagógicas desafiadoras e provocadoras, os alunos desenvolvem-se em um ambiente educativo rico em recursos, materiais didáticos interessantes, diversificados e situações problematizadoras.
A Escola faz parte do Programa de Escolas Associadas – PEA, da Unesco, que a qualifica para partilhar práticas educacionais com instituições de todas as partes do mundo, por meio de projetos inovadores nas áreas de Ciência e Cultura, com o objetivo de promover a paz.
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem, sempre cem modos de escutar as maravilhas de amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem)
[..]
Trecho de As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi